Minerva ficou viúva muito jovem do engenheiro Dr. Euphly Jalles, na década de 60, e, desde então, assumiu todos os negócios com os filhos ainda pequenos em uma época na qual poucas mulheres trabalhavam. Com muita determinação e força sempre cumpriu todas as suas funções com maestria, tornando-se um grande ícone e referência de família e empresária.
Muito respeitada como matriarca da família, viveu com intensidade seus 95 anos dedicando-se para o trabalho e a família e administrou e aumentou de forma significativa o patrimônio deixado por Euphly Jalles. Religiosa e devota de Nossa Senhora, a empresária sempre apoiou com afinco causas sociais e de filantropia.
Os familiares têm a certeza da grande mulher, mãe, avó, bisavó e empresária, deixando registrada uma história de vida de sucesso e de grande importância para o desenvolvimento de São José do Rio Preto e da região Noroeste Paulista.
Com uma visão sempre de vanguarda, Minerva foi fundadora do Riopreto Shopping, presidente da Jalemi Riopreto Shopping Center, Jalemi-Jalles Empreendimentos Imobiliários, Construjal Construções e Comércio, Publicenter Comunicação, Jade Administração e Imóveis RioPreto, Agropecuária Fazenda Jalles e outros empreendimentos, conselheira a Associação Comercial de 1920 a 1992, conselheira da Associação Brasileira de Shoppings Centers de 1988 a 1992, loteadora do Jardim Morumbi e foi eleita entre as 100 mulheres rio-pretenses do século XX em 2001 com a sétima melhor votação.
A família agradece a todas as mensagens de conforto recebidas até o momento. Elas só comprovam o quanto era querida por todos, com seu profissionalismo, inteligência e bondade. Ela sempre lembrada com alegria, gratidão e muita saudade. O local do velório e sepultamento está sendo definido pela família.
De seus pais, filhos, netos, bisnetos e outros familiares.