É quase inevitável nos dias atuais não se pegar mexendo em celulares, tablets, computadores ou ficar em frente a uma TV durante o tempo ocioso. Para as crianças, esse impacto tecnológico é mais forte ainda, cada vez mais cedo elas passam a desenvolver habilidades para utilizar esses meios e se por um lado esse pode ser considerado um fator positivo, por outro também é preocupante, já que tudo que realizamos em excesso pode nos causar malefícios. Mesmo desenvolvendo capacidades cognitivas quando exercitamos apenas a nossa mente, deixamos de lado uma parte importante do nosso ser, que é o nosso corpo.
É justamente essa a proposta do Studio Oito por Oito, que está oferecendo desde janeiro o projeto “Arte, Criar e Recriar”, voltado para crianças de 4 a 11 anos. Com programação prevista para o ano todo, as atividades foram desenvolvidas com a ajuda das psicopedagogas Nayara Castellano e de Patrícia Esteves e incluem: – conteúdos artísticos, que envolve danças urbanas e contemporâneas, arte circense; –conteúdos recreativos, tais como brincadeiras de pular corda, esconde-esconde, estoura boiada; – conteúdos de raciocínio, que são jogos e brincadeiras psicopedagógicos; e conteúdos de vivência, que são atividades externas como visitas a pontos turísticos e históricos.
À frente da academia está o casal Paulo Esteves, que é dançarino e educador físico, e Camila Nalli, responsável pela área administrativa da empresa que funciona há nove anos na cidade. Camila explica que esse projeto vai de encontro à necessidade do pai, da mãe e da própria criança, que na maioria das vezes retorna da escola e passa o restante do tempo ocioso, muitas vezes em frente a uma TV ou celular. A ciência comprova que tais comportamentos podem desencadear problemas físicos e emocionais como obesidade, ansiedade e depressão.
“A família tem que deixar a criança em algum lugar e esse lugar é, muitas vezes, em casa ou na casa de avó. Na correria cotidiana ninguém tem tempo para dar atenção para a criança e ela acaba indo para alguma tela, de alguma maneira ela fica inativa. Talvez ativando seu cérebro, mas o corpo permanece inativo podendo assim desencadear inúmeros problemas com a saúde como obesidade, ansiedade e depressão. Então a ideia é oferecer um espaço seguro para que a criança possa desenvolver atividades corporais e estimular o que é tão importante quanto cérebro, estimular o corpo. Querendo ou não, criança gosta de correr, de brincar e pular. Tem muita energia”, conta Paulo.
A ideia central do projeto “Arte, Criar e Recriar” valoriza o movimento físico, mas ela visa ainda ir além dos limites do corpo. O objetivo é uma construção a longo prazo com os pequenos, por isso, nada do sistema tradicional de ensino que envolve cópia e reprodução. Apoiando-se em métodos de educadores como Paulo Freire e Maria Montessori, Paulo busca entregar o protagonismo para a criança, inserindo-a em um ambiente onde ela tenha total liberdade para se expressar. O resultado, além de um aprendizado mais rápido, é um aluno com mais autonomia, independência, disciplina e concentração.
“A gente se apoia na ideia metodológica de Maria Montessori, ela foi uma mulher que revolucionou a questão do método de ensino, ela ambientalizava a sala para que os alunos pudessem explorar com a orientação do profissional. A partir do momento que você impõe alguma situação de autoritarismo para a criança ela já rebate com uma certa má vontade de fazer tal atividade ou tal ação por falta de interesse. Quando você a liberta para que ela possa escolher aquilo que ela quer aprender ou que ela quer explorar você percebe um maior interesse, porque o universo da criança é o brincar e se você não se apoiar nessas brincadeiras e desenvolver algum tipo de ensino pedagógico vai ser muito raro manter o interesse e a atenção dessa criança”, complementa Paulo.
A ideia de transmitir mais autonomia ao aluno vem se provando na prática ser o melhor caminho, de acordo com aquilo que é proposto pela Oito por Oito. A ideia de modificar o modo de ensino nasceu a partir de uma necessidade sentida pela academia, que no início era formada por turmas em sua maioria de adolescentes e adultos e que aos poucos foi migrando para as turmas infantis. Paulo passou a estudar cada vez mais para entregar qualidade com tudo o que estava sendo ensinado e em 2018 decidiu modificar a forma de atuação. O resultado foi maior interesse dos alunos e consequentemente menos desistências das aulas. Deu tão certo que as técnicas são aplicadas não somente nas aulas infantis, mas para todas as turmas, inclusive nas de jovens e adultos.
“A ideia é fazer com que o praticante traga tudo à tona, fazer com que ele crie autonomia, estimular e motivar esse aluno. Que ele possa se manifestar e se expressar, mostrar o que tem vontade de fazer, o movimento que ele tem vontade de associar. Então assim, a ideia dessa aula não é com que eu transmita a informação e sim com que eles me passem aquilo que eles sentem vontade de expressar naquele momento. Então eles viram os protagonistas das aulas, é uma aula totalmente construída por eles mesmos. Não só nas turmas de Baby Dance – que é uma aula de dança infantil baseada na ideia criativa, mas também nas aulas de Baby Classic – que é o Ballet Clássico com uma linguagem voltada para os pequenos e também na Dança Contemporânea. Utilizo em todas as minhas aulas, porque eu acho muito importante. Só o ballet clássico que tem algumas restrições porque já tem movimentos codificados que são a base e essenciais”, diz.
Hoje, quem faz parte do time Oito por Oito dança se divertindo e cada espetáculo é sempre uma grandiosidade, segundo Paulo e Camila, que falam, emocionados, da evolução notoriamente sentida em pouco tempo. Paulo conta que quando ensinava através do método tradicional algumas crianças se distraiam facilmente e para ele isso se devia ao fato do sistema utilizado à época de cópia e reprodução, a criança precisava repetir movimentos sem ao menos saber o porquê de estar fazendo, o que tornava o exercício uma obrigação maçante, mecânica e imposta. Hoje elas são motivadas a desenvolverem os próprios movimentos e coreografias, que são utilizados nos espetáculos apresentados, fazendo com que cada participante doe o máximo de si.
“Neste método de ensino progressivista e construtivista a técnica é consequência, a criança desenvolve outros aspectos e eles acabam influenciando na hora do aprimoramento da técnica, porque ela está mais feliz e motivada a trabalhar o corpo dela, então a técnica vai se desenvolver com muito mais eficácia. A própria inteligência emocional da criança, quando você trabalha dessa forma, está mais apta a fazer aquilo que foi pedido para fazer, o que ela mesmo se impôs a fazer”, pontua.
Como vai funcionar o projeto “Arte, Criar e Recriar”?
O projeto já está em funcionamento no Studio Oito por Oito desde o início do ano e acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. As atividades permanecerão durante o ano todo e também podem ser adquiridas como colônia de férias. Há quatro opções de pacotes disponíveis na tabela, os pais podem optar por aquele que mais se encaixa dentro do próprio orçamento. O “Arte, Criar e Recriar” é voltado para meninos e meninas, agende sua visita para conhecer de perto a proposta.
O Studio de dança Oito por Oito fica localizado na rua Travessa Alcides Batista Lima, nº 2052 , no centro de Mirassol. Por lá você também encontra vestimentas ideias para Ballet Clássico e contemporâneo, além de camisetas para exercícios em geral.
Conheça todos os serviços oferecidos pelo Studio 8 por 8:
- Dança de Salão
- Ritmos
- Ritmos Kids
- Dança contemporânea
- Ballet Clássico
- Baby Dance
- Baby Class
- Arte Circense
- Projeto Arte, Criar e Recriar (novo)
Coreografias para debutantes, casamentos e eventos em geral
Um outro serviço oferecido pelo Studio Oito Por Oito são as coreografias personalizadas para eventos em geral como casamentos e aniversários. A academia conta também com o serviço de Personal Dancers – os dançarinos vão até a festa para animar os convidados.
Espetáculos 8 por 8
Anualmente, o Studio Oito por Oito apresenta seu espetáculo de dança ao público anualmente, em eventos abertos e gratuitos. Em 2019, o tema apresentado foi “Norte e Nordeste”, com performances montadas pelos próprios alunos. O figurino foi todo montado pela Luciana Nonato, de Mirassol e Sara Capezio. A ideia é repetir a apresentação em duas datas ainda este ano.
Confira algumas fotos registradas durante o evento, por Ricardo França:
Serviço:
Studio de Dança 8 por 8
Onde fica: rua Travessa Alcides Batista Lima, nº 2052 , no centro de Mirassol.
Informações: (17) 981470192
981470119