O projeto “Brincando na Praça” vai estar na cidade de Tanabi neste final de semana, com uma programação artística e cultural bastante diversificada. O evento é gratuito acontece nos dias 20 e 21 de julho, a partir das 14h, na Praça de Ibiporanga. O espaço vai receber companhias teatrais, circenses, contadores de histórias, brincadeiras e oficinas lúdicas, em sua maioria com as temáticas da preservação da água e do meio ambiente e da sustentabilidade.
Artistas da capital paulista e do interior irão se apresentar, como a Cia. Nabuco Neto e suas Aventuras Sustentáveis; o grupo Educar Ancestral e sua vivência; as contações de histórias das Mandingueiras na Pracinha; o espetáculo Ôtovinu!, do Palhaço Fusquinha; a oficina de arte com recicláveis, coordenada por Deivi Miranda, “A Arte Que Vem do Lixo”; o Circo de Gigantes com a Cia 2 e Meio e a Caravana Lúdica, de São Paulo, com seus divertidos jogos analógicos de diferentes partes e épocas do mundo.
A curadoria da programação tem como objetivo integrar a comunidade de Tanabi, destacando a relevância da cultura popular e a necessidade urgente de práticas sustentáveis, tudo isso em um ambiente de alegria e celebração.
“Brincando na Praça” é um projeto realizado e desenvolvido pela agência Muda Cultural, viabilizado pelo ProAC ICMS, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Tanabi e patrocínio da Tereos.
Confira a programação completa:
No Sábado, 20 de julho, a partir das 14h:
● 14h00 – Circo de Gigantes, com a Cia 2 e Meio
○ Intervenções circenses interativas, proporcionando momentos de diversão e encantamento entre as atrações.
● 14h30 – Contação de Histórias “Na volta que o mundo deu”, com as Mandingueiras da Pracinha
○ Uma mistura de música, dança e narrativa que resgata e revitaliza as tradições populares brasileiras.
● 15h30 – Oficina de Barangandão e Brincadeiras de voar, com as “Mandingueiras da Pracinha”
○ Oficina que defende o lúdico e a importância de brincar, permitindo que as crianças criem e se divirtam com brinquedos simples e tradicionais como barangandão, pipas e outros artefatos que voam.
● 17h00 – Espetáculo “Aventuras Sustentáveis: Risos que salvam o Planeta!”, com a Cia. Nabuco Neto”
○ Espetáculo de mamulengo com temática da água, promovendo a sustentabilidade através de uma narrativa divertida e educativa.
No Domingo, 21 de julho, a partir das 14h:
● 14h00 – Circo de Gigantes, com a Cia 2 e Meio
○ Intervenções circenses interativas, proporcionando momentos de diversão e encantamento entre as atrações.
● 14h00 – Vivência “Akauã: cantos e encantos de brincar”, com o grupo Educar Ancestral
○ Representação indígena que proporciona às crianças o contato direto com elementos naturais, destacando a importância da preservação da natureza e dos rios.
● 15h00 – Oficina A Arte Que Vem do Lixo, com Deivi Miranda
○ Oficina na qual as crianças criam instrumentos musicais com garrafas PET, enfatizando a importância da criação e do reuso de plásticos que poluem rios e oceanos.
● 16h30 – Espetáculo “Ôtovinu!”, com o Palhaço Fusquinha
○ Apresentação de arte circense que desperta diversas sensações no público, proporcionando momentos de alegria e reflexão.
● 17h30 – Brincadeira de Caça ao Tesouro
○ Uma aventura lúdica e divertida, na qual as crianças precisam adivinhar pistas coletivamente para encontrarem o tesouro final.
Segundo Douglas Souza, gerente de relações institucionais da Tereos, “contribuir para o desenvolvimento das comunidades do entorno das operações sempre foi uma preocupação para a empresa. Patrocinar um projeto cultural dessa expressividade vem ao encontro dos nossos objetivos e compromissos socioambientais. É também uma maneira de contribuirmos com os municípios e as pessoas que nos apoiam e formam grande parte de nossos colaboradores”.
Nos dois dias da edição em Tanabi, o “Brincando na Praça” acontece com a estrutura de atendimento ao público que prevê tenda, mesas e cadeiras para as oficinas, monitores e artistas habilitados para oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos uma acolhida que permita o conforto e comodidade de uma boa experiência no contato com arte, cultura e educação ambiental lúdica.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite: http://mudacultural.com.br.
Sobre a Tereos
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.