A pandemia em decorrência do novo coronavírus alterou a vida de todas as pessoas no mundo inteiro e um dos setores que mais sentiu essa mudança foi o da educação. As instituições tiveram que se adaptar para que o calendário escolar não fosse prejudicado e agora, com o avanço das vacinas, finalmente é possível enxergar uma luz de esperança no fim do túnel.
No colégio Espaço Anglo, a tecnologia foi uma grande aliada durante o ano de 2020, quando as aulas passaram a ser completamente online. Neste ano, a maior parte dos alunos continua tendo aulas de forma remota, mas aos poucos as aulas presenciais estão voltando a acontecer. Atualmente, a escola recebe 35% do total de estudantes diariamente para as aulas presenciais.
Para que a grade escolar não fosse interrompida a escola investiu em novos recursos, este foi um fator importante para que nenhum dos colaboradores e estudantes fossem prejudicados. Novos equipamentos foram adquiridos, permitindo que as aulas online ocorressem com qualidade, a equipe passou por treinamentos para que os professores pudessem tanto gravar as aulas quanto realizar as transmissões ao vivo, além de utilizar as ferramentas disponibilizadas pela escola como forma de auxiliar no aprendizado.
No início, a escola recebeu todo o suporte necessário do sistema Anglo, que já possuía uma ferramenta online voltada para os coordenadores, professores e alunos. A direção da escola, juntamente com o corpo docente, traçou um plano para garantir que o aprendizado continuasse para todas as idades, do ensino infantil ao ensino médio.
“Fizemos um investimento muito grande em tecnologia. Logo no início da pandemia adaptamos as salas de aula para que os professores pudessem realizar as aulas online, para isso trocamos cabeamento, investimos em internet e em mais roteadores por metro quadrado”, explica Mari, uma das proprietárias e diretora da instituição.
Outro ponto importante foi a instalação de microfones nas salas de aula e a adaptação dos notebooks na distância ideal para que as aulas fluíssem da melhor maneira possível. “Também investimos em microfones nas salas de aula e adaptamos os notebooks na distância ideal para que as transmissões fossem feitas com excelência, sem prejudicar o aprendizado”, complementa Mari.
As aulas são transmitidas por meio da plataforma Plural, mas caso algum problema ocorra, os professores utilizam o Google Meet como alternativa. Cada turma também possuí um grupo próprio no Whatsapp, para os estudantes do ensino infantil esses espaços são voltados para os pais, já para os alunos do ensino médio o grupo é formado por eles mesmos. É por lá que são compartilhados os links das aulas, as tarefas e recados.
Retorno às salas de aula
Com todas as adaptações realizadas, o ano de 2021 está sendo mais produtivo, a escola já voltou a funcionar com 35% da capacidade, os estudantes vão às aulas presenciais em formato de rodízio. O aprendizado continua acontecendo todos os dias da semana, quando os estudantes não estão nas salas de aula estão acompanhando de casa, de forma online.
“No começo foi um pouco difícil, porque tivemos que adaptar completamente a forma de trabalhar. Agora, depois de um tempo com as aulas ao vivo podemos dizer que está sendo ótimo o retorno que estamos tendo. Os pais elogiam que os filhos estão aprendendo muito, não está tendo reclamação por não estar sendo presencial”, conta Mari, uma das diretoras do Espaço Anglo.
As aulas estão previstas para retornar 100% com todos os cuidados necessários no dia 9 de agosto e com todas essas mudanças que aconteceram, a tecnologia se torna uma forte aliada do ensino, estando mais do que nunca presente nas salas de aulas e na vida dos professores e alunos.
Quer conhecer melhor o trabalho realizado pelo colégio Espaço Anglo? As matrículas para o segundo semestre já estão abertas! Entre em contato pelo telefone (17) 3242-8583. A escola fica localizada na Av. Natalino Aílson Fregonez, 3650, bairro Beija-flor, em Mirassol.
Sobre o Colégio Espaço Anglo
A escola iniciou as atividades há 22 anos, atuando na área de educação infantil como Espaço Mágico e posteriormente passou a integrar o sistema Anglo de ensino. Gradativamente foram sendo abertas novas turmas do ensino fundamental I, II até chegar ao Ensino Médio.
Atualmente a escola possui cerca de 700 alunos e 52 professores, além das coordenadoras, diretoras e demais colaboradores.
O Mirassol Conectada ouviu as coordenadoras de cada um dos ensinos, que contaram como foi a adaptação durante a pandemia e quais as dificuldades enfrentadas por cada grupo com todas as mudanças.
Ensino Infantil e 1º Ano – alunos de 1 ano e 4 meses até 7 anos
Thais é coorndeadora do Infantil e do primeiro ano, ela acompanha de perto a rotina dos professores que ensinam os estudantes que tem entre 1 ano e 4 meses a 7 anos. Por se tratar de uma faixa etária muito baixa eles não entendem ao certo o que está acontecendo, muitos estão ingressando agora na escola e precisam de acompanhamento integral dos pais para que as atividades possam fluir.
As aulas remotas nesta faixa etária estão sendo gravadas, pois dessa forma cada responsável pode acessar no melhor horário para auxiliar no aprendizado da criança. No período oposto às aulas acontece o plantão de dúvidas, os alunos que apresentarem dificuldades também podem ir até a escola para trabalharem isso duas vezes na semana.
Thais explica que os alunos que muitos pais optaram por tirar os alunos da escola devido à pandemia, mas os que continuaram os estudos tiveram mais facilidade para se adaptar neste ano, com a retomada gradual das aulas.
Ensino Fundamental I – 2º ao 5º ano – dos 6 aos 10 anos de idade
Luciana Brigato Munhos é a coordenadora do Ensino Fundamental l, ela explica que as aulas para os alunos do 2° e 3° ano são gravadas. Já para os alunos de 4° e 5° ano as aulas estão sendo presenciais para 35% da classe, enquanto os demais estudantes participam por vídeo, ao vivo.
Todas as aulas ficam disponíveis na plataforma Plurall, para que o aluno possa assistir, caso tenha perdido algum conteúdo e para que os pais também possam acompanhar seus filhos no horário que for melhor para a família.
Ela explica que nessa idade, a presença de um responsável junto à criança é fundamental. A escola também disponibiliza plantões de dúvidas ao vivo pela mesma plataforma, dessa forma, qualquer dificuldade que a criança ou o responsável tiver pode ser relatada e sanada na hora.
“Os alunos estão se adaptando a esta nova realidade dia após dia, pois tudo aconteceu muito rápido e a rotina em casa é outra. Incentivamos uma rotina de estudos mesmo sendo em casa e o mais importante é focar nas atividades. Os professores estão tendo que se reorganizar para cumprir os novos horários e atender os alunos em meio à rotina das aulas remotas. Estão vivendo um constante aprendizado para maior familiaridade com os meios digitais para que o conteúdo chegue aos alunos. Tem sido um desafio, mas nossos professores têm se esforçado muito para que tudo aconteça da melhor maneira possível”, explica a coordenadora.
Ensino Fundamental II e ensino médio – do 6º ano ao 3ºcolegial –dos 11 aos 17 anos
A responsável pelos alunos do ensino Fundamental 2, que vai do 6º ao 9º ano, e do ensino médio, que vai do 1º ao 3º colegial é a coordenadora Carol Tamarindo. Nesta fase as aulas acontecem ao vivo pela plataforma do sistema Anglo de ensino, no período da manhã. Já à tarde acontecem os plantões de dúvidas, para os estudantes que tiveram algum tipo de dificuldade.
Os estudantes do ensino médio já utilizavam a Plataforma Plural para a realização de exercícios extras e simulados, por isso eles se adaptaram com muita facilidade à nova realidade. Mesmo com o retorno às salas de aula em capacidade reduzida, muitos pais optaram por deixar com que o filho estudasse em casa, por se sentirem mais seguros e também devido a boa adaptação com o ensino à distância.
O sistema de ensino utilizado no Anglo é conhecido como Espiral, ou seja, todo conteúdo já aprendido é sempre trazido novamente para as salas de aula, como forma de manter fresco na memória. Ainda assim, a coordenadora Carol explica que mesmo com a tecnologia como aliada ela se preocupa um pouco com o retorno presencial, pois exige um outro tipo de rotina aos estudantes, principalmente no que diz respeito as provas.
“Atualmente as provas são 100% online, por isso os alunos têm um tempo maior para resolver as questões, além de contarem com ajuda e poder realizar consultas. Então com o retorno às aulas presenciais os estudantes precisaram passar novamente por uma transição, que vai ser complicada no início, exigindo um certo nível de comprometimento”, explica Carol.
Os alunos do ensino médio contam ainda com aulas ao vivo de Inteligência Emocional – que é um suporte oferecido pela escola para os alunos que optarem por fazer e tem como principal objetivo ajudá-los na parte motivacional e orientá-los vocacionalmente – e Aulas Modulares – aulas de aprofundamento das matérias de física, química e matemática.
A coordenadora explica apesar de o professor presencial e o ambiente escolar serem insubstituíveis, todos estão fazendo o possível para que as aulas sejam mais parecidas possíveis com as realizadas presencialmente. Assim como todos os brasileiros que estão vivenciando de perto essa nova realidade, alguns professores e alunos também estão cansados e estressados pela mudança abrupta, porém todos seguem engajados para que o aprendizado continue acontecendo, mesmo à distância.
Clique aqui e curta a página do Colégio Espaço Anglo no Facebook
Serviço:
Colégio Espaço Anglo
Serviço: educação infantil até o Ensino Médio
Onde fica: Av. Natalino Aílson Fregonez, 3650 – bairro Beija-flor, Mirassol
Contato: (17) 3242-8583