A vacinação contra gripe para idosos e profissionais da saúde foi retomada em quatro pontos diferentes da cidade nesta quinta-feira, 26 de março.
As vacinas estarão disponíveis das 8h às 16h, no Tiro de Guerra, na escola Darcy Amâncio (Cohab 2),na escola Cândido Brasil Estrela (São José), e na escola Luis Carlos Matiel Pires (Regissol).
A campanha teve início da última segunda, 23, e teve todas as doses esgotadas, de acordo com a Prefeitura, 2.170 idosos e 325 profissionais da área da saúde foram vacinados
A vacinação para os grupos de risco seguirá o seguinte cronograma:
1ª etapa – 23 de março
– idosos e profissionais da saúde.
2ª etapa – 16 de abril
– professores, portadores de doenças crônicas e forças de segurança e salvamento.
3ª etapa – 09 de maio
-crianças de seis meses a menores de seis anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, puérperas, população indígena e portadores de condições especiais.
Não haverá vacinação nas UBS, somente nos pontos citados acima.
O Ministério da Saúde ressalta que, a antecipação é uma estratégia para facilitar na triagem e acelerar o diagnóstico para o diagnóstico da Covid-19.
A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E por isso pode ajudar profissionais de saúde na eliminação eventuais casos de coronavírus.