Os vereadores aprovaram na segunda (30) cinco projetos na deliberação da 16ª Sessão Ordinária. Uma sexta propositura estava na Ordem do Dia, mas recebeu pedido de vista e foi retirado da pauta de votação.
O PL nº 77/2022 institui o “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue”, em 25 de novembro, na mesma data da comemoração nacional. O objetivo, segundo o vereador Nando Nogueira, é estimular as ações regulares de doação de sangue.
Também do mesmo vereador, o PL nº 79/2022 define o mês de maio como “Maio Laranja”. O objetivo é estimular atividades de conscientização, prevenção e orientação em combate ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente.
Já o PL nº 78/2022, do vereador Ademir Massa, cria o “Selo de Emprega Amiga do Aprendiz”, no mês de outubro. Em sessão solene, dez empresas serão homenageadas pela aplicação do projeto com os jovens.
Recebeu ainda os votos favoráveis, o PL nº 81/2022, do vereador João Paulo de Araújo. O documento prevê a concessão de meia-entrada para professores da rede particular de educação em atrações culturais, esportivas e afins.
Da vereadora Cida Dias, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 06/2022, que inclui no mês de março a realização de um fórum com debates e palestras ao público feminino. As ações devem ser incluídas em evento referente do Dia Internacional da Mulher.
O PL nº 72/2022, do presidente da Câmara, Caco Navarrete, contudo recebeu pedido de vista do autor. O documento, que cria o “Mês de Mirassol”, em junho, será analisado novamente e entrará em votação em outra sessão.
No Expediente Oral, as discussões dos requerimentos, projetos e demais assuntos propondo melhorias para a cidade foram expostas pelos vereadores Vanderlei Pinatto, Fabio Kunii, Nando Nogueira, Walmir Chaveiro, Julio Salomão, João Paulo de Araújo, Ademir Massa e Daniel Sotto.