Mirassol Conectada

Voluntários se juntam aos Bombeiros para conter fogo aos arredores da Grota

 

Queimada castiga vegetação aos arredores da Grota em Mirassol (Foto: Divulgação)

 

Desde o início da semana, o Corpo de Bombeiros de Mirassol está trabalhando para conter um incêndio que teve início em uma área atrás da escola particular Coopem e que vem avançando para os arredores do Parque Municipal da Grota. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, as chamas já consumiram até agora cerca de 600 hectares, chegando a invadir parte da mata fechada, porém sem se alastrar.

No momento o fogo está controlado, porém duas equipes continuam no local monitorando e realizando o combate de pequenos focos de incêndios, uma do município e outra de São José do Rio Preto. Equipes de voluntários da empresa Constroeste também estão no local auxiliando nesta quinta-feira (8).

O tempo seco e as altas temperaturas contribuíram para que o fogo se alastrasse rapidamente. Ontem, 7 de outubro, o fogo se aproximou da escola Agrícola e o abrigo do grupo PAMDA, ameaçando os animais que moram nos locais. As porteiras precisaram ser abertas e os bichos precisaram ser remanejados para não sofrer com o avanço das chamas e da fumaça.

Uma força-tarefa foi formada por moradores, voluntários, funcionários da prefeitura e de usinas. O esforço evitou que os danos fossem maiores.

Voluntários do abrigo PAMDAProtetores Associados Mirassolenses em Defesa aos Animais registraram em vídeos e fotos o desespero de quem precisou correr contra o tempo para evitar o avanço do fogo. O grupo se antecipou e retirou a maioria dos cães e gatos e vivem no local, levando-os para lares temporários, já que os focos continuam voltando.

Uma força-tarefa foi formada por moradores, voluntários, funcionários da prefeitura e de usinas (Foto: Divulgação)

 

“Que sufoco, foi muita correria, o fogo chegou muito perto, foi um desespero total, se não fosse a população ajudar acho que teria queimado tudo. O fogo alastra muito rápido”, conta Cristina Bonzegno, presidente do PAMDA.

Ainda não dá para saber se o início do incêndio foi criminoso, a ocorrência ainda está em aberto e somente a perícia poderá precisar como tudo começou.

Os estragos causados deixaram o céu, não só de Mirassol, mas também de cidades ao redor, cinza, encoberto de uma grande nuvem de fumaça. O que toda a população espera agora é a tão sonhada chuva, para acabar de vez com os focos de fogo e trazer um pouco de alívio para as altas temperaturas, que ultrapassaram os 40° nesta semana. Uma chuva de 8 milímetros está prevista para cair ainda nesta quinta-feira, com 90% de probabilidade. No sábado também tem previsão de chover 5 milímetros e na segunda mais 5 milímetros.

Sair da versão mobile