Alunos da escola estadual Iria Barbieri Vita estão representando Mirassol na Maratona Intelectual Euclidiana, que começou no dia 8 de agosto e vai até o dia 15, na cidade de São José do Rio Pardo. Quinze adolescentes viajaram para se juntarem a estudantes de todo o Brasil no evento que reflete a vida e a obra de um dos escritores mais importantes e visionários do Brasil – Euclides da Cunha.
A atividade faz parte da grade de programação da 85ª edição, cujo tema é “Presença e Influências de Euclides da Cunha na Cultura Brasileira”. O evento acontece na cidade de São José do Rio Pardo desde 1912, reunindo uma grande variedade de programações culturais e estudos. Euclides da Cunha viveu em São José do Rio Pardo de 1898 a 1901, época em que escreveu Os Sertões. Durante esse período, ele também contribuiu para o desenvolvimento do município.
A escola mirassolense participa da maratona desde o ano de 2017, orientada pela professora de Educação Física Silvia Regina Madi Pinheiro Alves. A educadora participou do evento quando era estudante, nos anos 80, e devido à grande importância que o intelectual tem para o país ela decidiu iniciar o projeto com os seus alunos em 2016, ao lado das professoras Cássia Regina Bueno Rodrigues Pereira e Maria Mercedes Martins, que dão aulas de história e de matemática, respectivamente.
“Tendo em vista o mundo em que vivemos, onde muitos valores foram perdidos, encontramos em cabecinhas como essas uma luz… uma chama acesa na busca de um mundo mais justo e igualitário para todos!”, pontua Gi.
A última participação presencial no evento foi em 2019, depois veio a pandemia da covid-19 e o evento foi realizado de forma online, rendendo premiações à estudantes de Mirassol nessas duas edições. Em 2022 a turma não conseguiu levantar recursos suficientes para o transporte, estadia e alimentação, retornando neste ano.
“Depois da pandemia, em 2020 e 2021, a Semana Euclidiana foi virtual e tivemos alunos premiados nessas duas edições. No ano passado, não conseguimos recursos para o transporte e depois de muitas dificuldades, em 2023 conseguimos voltar! É uma imensa alegria! Queria compartilhar e agradecer”, completa a professora Gi.