Bebê de 22 dias morre após engasgamento em Bálsamo


Praça de Bálsamo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bálsamo)

Uma tragédia abalou a cidade de Bálsamo na madrugada de terça-feira (19). Um bebê recém-nascido, de apenas 22 dias, morreu após um engasgamento em sua residência. A criança chegou a ser levada ao Pronto Socorro Municipal, mas já estava sem vida quando deu entrada na unidade de saúde.

Segundo informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo COPOM para atender a ocorrência no Pronto Socorro. No local, a médica plantonista responsável pelo atendimento relatou que o bebê, identificado como Maria Helena, chegou por volta das 3h já sem sinais vitais. De acordo com depoimento dela, a criança aparentava estar morta a pelo menos uma hora, mesmo assim os protocolos de reanimação foram seguidos, mas não houve sucesso em reverter o quadro.

O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de São José do Rio Preto para exames que possam determinar a causa exata da morte.

A mãe da bebê, Kamili de Almeida Santos, informou à polícia que há cerca de 12 dias a criança apresentava episódios recorrentes de engasgo e já havia sido levada ao pronto-socorro em outras ocasiões. Na madrugada da fatalidade, de acordo com a mãe, após amamentar a filha e colocá-la no berço, ela retornou cerca de 20 minutos depois e percebeu que a bebê estava arroxeada. Diante da gravidade da situação, levou a criança imediatamente ao hospital, onde foi constatado o óbito.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Mirassol e segue sob investigação. O delegado de plantão, Jonathan Marcondes Stopa, solicitou a apresentação da ocorrência para apuração dos fatos.

As autoridades aguardam o laudo do IML para esclarecer a causa do óbito e determinar se houve alguma complicação específica que levou ao falecimento do bebê.