Se você sofresse um acidente de trabalho que te obrigasse a ficar em casa, o que você faria?
O mirassolense Leandro Neves poderia fazer muitas coisas, mas decidiu unir seus talentos de montador, mecânico e inventor para fazer um caminhão caseiro , inspirado nos bitrucks reais . Isso mesmo: um mini Bitruck réplica do modelo VW Constellation , feita com peças de ferro velho e pedaços de outros veículos, como Motor de moto CG 125, bancos de um Tempra, teto de um ônibus e muito mais!
Leandro trabalha como ajudante de motorista e, após uma queda quase fatal (ele chegou a ficar internado em uma UTI e teve de colocar pinos na coluna), está afastado do trabalho há meses.
Mas nem assim o inventor quis ficar parado! Como já tinha o desenho do projeto do caminhão , decidiu tirar a ideia do papel :
“Eu já tinha feito um triciclo (trike drift) caseiro, e a experiência deu certo. Há um ano e meio, comecei a desenhar o caminhão e a juntar partes de outros veículos, pneus e peças de ferro velho em casa para fazer o caminhão. Desenvolvi o sistema mecânico sozinho, diminui o ponto de eixo, limpei as 12 rodas que consegui”.
Um grande diferencial é que a réplica tem o quarto eixo , assim como um caminhão de verdade . ”O câmbio é de Chevette, o feixe de mola é de uma carretinha reboque, e o motor é de uma moto CG 125 de 30 marchas. Ou seja, é um veículo de muita força e pouca velocidade”, conta Leandro.
Isso porque o mini Bitruck atinge até 60km/h e consegue transportar até 500 kg de material na carroceria . No entanto, esse caminhão não foi feito para realizar transporte de pessoas ou cargas a longas distâncias:
“Só ando com ele pelo bairro, a criançada adora ver e passear nele. Mas o objetivo é levar o mini Bitruck para exposições e eventos automotivos”, diz o criador.
O projeto já está com a carroceria completa e pintada . Na cabine, já tem os bancos do motorista e do passageiro. O autor conta que, agora, o caminhão já está pronto para ter sua carroceria revestida.
“Fiz tudo da minha cabeça, fui pesquisando, errando e acertando. Por exemplo, criei um sistema de embreagem próprio e o motor 125 só aguenta por causa da caixa de marcha”, explica Leandro.
No Youtube, Mini Bitruck chega até aos Estados Unidos
Há dez meses, ele decidiu filmar tudo que vem criando e postar os tutoriais no Youtube . Bombou : o primeiro vídeo do canal, sobre a história do Mini Bitruck, passou as 23 mil visualizações de usuários do Brasil inteiro e até dos Estados Unidos ! Agora, o canal está chegando aos 10 mil inscritos.
Os comentários são, na maioria, de admiradores e curiosos para saber de onde vem tanta criatividade e talento para fazer um veículo tão único e exclusivo no Brasil (existem relatos e vídeos de outros caminhões caseiros, mas nenhum feito com peças similares).
Nos vídeos que lança semanalmente, além de exibir cada atualização do mini Bitruck, Leandro pede ideias e sugestões dos seus inscritos.
“Não esperava tantas visualizações no Youtube, às vezes nem consigo responder todo mundo. Eu gosto de mostrar o projeto e quando comecei a postar mais vídeos, recebi muitos comentários perguntando o passo a passo. Tenho projeto de fazer uma carretinha 2 eixos, e quero ensinar as pessoas a montarem do zero”.
ASSISTA AQUI AOS VÍDEOS DO MINI BITRUCK NO CANAL DO LEANDRO NEVES.
Um caminhão dirigido a várias mãos
Como ninguém faz nada sozinho, Leandro vem contando com a ajuda de amigos e comerciantes para dar continuidade ao projeto de construção do mini Bitruck: “Recebi ajuda de várias pessoas, como o Tiago da Trevisan Máquinas, que me ajuda desde o começo, e o Renan da Buzine Mecânica. Agradeço a todo mundo que ajudou, tem muitas outras pessoas”.
O próximo passo do caminhão caseiro é revestir, pintar e incluir a suspensão a ar. Para isso, ele está aguardando recursos e doações. Quem quiser acompanhar o projeto e patrocinar o caminhão , seja doando peças ou quaisquer outras formas de contribuição, em breve, o criador colocará o logotipo dos patrocinadores no Mini Bitruck.
“Aos donos de autopeças, mecânicos e lojas em geral, o caminhão está em andamento para quem quiser ver. E quem quiser divulgar seu negócio no meu canal do Youtube, que já está sendo monetizado pela plataforma, o espaço está aberto. Todos são bem-vindos!”, convida ele.