Câmara aprova projeto que autoriza instalação da internet 5G em Mirassol

Câmara aprova projeto que autoriza instalação de internet 5G em Mirassol (Foto: Prefeitura de Mirassol)

Os vereadores da Câmara de Mirassol aprovaram ontem (12), pela maioria dos votos, o PL nº 68/2023, do Executivo Municipal, que tem como objetivo autorizar a instalação da internet 5G em Mirassol. O 5G é a tecnologia da quinta geração de internet para redes móveis que alavanca velocidade da conectividade para celulares e dispositivos inteligentes. Os avanços esperados com o 5G incluem maior velocidade, com taxas de transmissão pelo menos 10 vezes mais rápidas em relação ao 4G. Com isso, haverá menor tempo de atraso para que os dados cheguem quase instantaneamente ao envio, eliminando o delay das chamadas de vídeo, por exemplo.

Essa evolução da rede vai permitir conectar objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso Já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão. Para à indústria, permitirá uma linha de produção totalmente automatizada. É esperado que a tecnologia 5 G irá acelere o processo de desenvolvimento econômico e
social da cidade.

Balanço da 18ª Sessão Ordinária

Os vereadores também rejeitaram, por unanimidade, dois vetos totais na pauta da 18ª Sessão Ordinária. O primeiro veto rejeitado se refere à lei municipal que concede entrada gratuita a pessoas com deficiência e seus acompanhantes em eventos socioculturais em Mirassol. Os vereadores mantiveram a vigência da lei, de autoria dos vereadores Daniel Sotto e Nando Nogueira, que busca ampliar a inclusão social dessa população.

Já o segundo veto derrubado diz respeito à lei que anulava a nomeação ou contratação de servidores condenados por crime sexual contra criança ou adolescente. A autoria também é do vereador Nando Nogueira.

Tribuna

O Expediente Oral teve a discussão de requerimentos e assuntos na cidade. Manifestaram na Tribuna os vereadores Walmir Chaveiro, Fabio Kunii, Julio Salomão, Vanderlei Pinatto e Cida Dias.

Convocação

A 18ª Sessão foi a primeira sem a presença do vereador Daniel Sotto, que está licenciado para atuar como assessor do deputado estadual Valdomiro Lopes. Para assumir sua cadeira na Câmara, havia sido convocada a primeira suplente, Maria José Secches Bueno. O prazo para a apresentação dos documentos terminou ontem e o próximo suplente será chamado.