Mirassol FC se torna o primeiro clube da américa latina a investir em tanque de flutuação para os atletas

Tanque de flutuação já está em funcionamento no CT do Leão (Foto: Agência Mirassol)
publicidade

O Mirassol FC fez um investimento recentemente que promete ajudar na recuperação muscular e também na saúde mental dos atletas. O clube é o primeiro da américa latina a adquirir um tanque de flutuação da Acquafloat que já está disponível para os jogadores no Centro de Treinamento.

O equipamento é como se fosse uma banheira com uma grande concentração de sal, o que faz com que o corpo flutue na água. A terapia tem capacidade de promover diversos benefícios como a recuperação física e a diminuição de fatores mentais como a ansiedade e o estresse.

“A base de flutuação hoje é a privação sensorial e a partir da privação sensorial o corpo entra em um estado de relaxamento profundo, liberando endorfinas responsáveis pela rápida recuperação física e muscular e principalmente a questão mental, redução da depressão, ansiedade e estresse. A cada hora flutuada equivale de 4 a 6 horas de sono” – explica o fundador da Acquafloat, Christian Gaspar.

A terapia é indicada por pelo menos 1 hora, a água fica na temperatura de 36ºC e a quantidade de sal é semelhante a do mar morto, por isso corpo flutua. O ideal é que a terapia seja em privação sensorial total, a capsula pode ser fechada e dessa forma ela tem isolamento acústico e não entra luz, ficando em um estado que lembra o útero. Também é possível colocar música relaxante e ativar a função de cromoterapia.

Os jogadores do Leão já estão usando o tanque da Acquaflot no dia a dia, de acordo com a necessidade e avaliação do médico do clube, principalmente na rotina pós-jogo e nas reapresentações do elenco, que é o período em que o jogador tem um maior desgaste físico.

“Ele [o tanque] é usado a partir do momento que nós identificamos que o atleta acusa um nível de cansaço acima do esperado, nós trazemos o atleta para a terapia de flutuação para ajudar a recuperação muscular dele” – conta Francys França, médico do Mirassol.

Com o novo investimento o Mirassol ganha um verdadeiro reforço para o elenco, com os jogadores em melhores condições de entrar em campo nos momentos decisivos da temporada, principalmente em campeonatos longos como o Brasileirão Série B, que exige mais fisicamente do elenco.