O prefeito de Mirassol, Edson Antonio Ermenegildo, recebeu a visita de representantes da Escola Técnica (ETEC) Professor Matheus Leite de Abreu e os vereadores Júlio Salomão e Ademir Massa nesta quinta-feira (22) no gabinete da Prefeitura. No encontro, foi discutido a assinatura de um novo convênio com a possibilidade da ETEC ser transferida das dependências da escola estadual Anísio José Moreira para o espaço da antiga escola FEM, prédio público localizado na região central do município. Uma das propostas do prefeito é que no novo convênio também conste a instalação da Faculdade de Tecnologia (FATEC) – que funcionaria no mesmo prédio. ETEC e FATEC fazem parte do Centro Paulo Souza, do Governo de São Paulo.
“Estamos em tratativas para este novo convênio com a ETEC, que mudaria para o prédio da antiga escola FEM e também estamos trabalhando para a vinda da FATEC”, explicou o prefeito Edson Antonio Ermenegildo.
Representaram a ETEC na reunião, o diretor Itamar Garcia Martins, o coordenador pedagógico José Roberto, o coordenador de classes descentralizadas Marcelo Marson e o coordenador de curso Tiago Fernando dos Reis.
Atualmente, a Escola Técnica em Mirassol conta com os cursos de Comércio (duração de 12 meses) e Finanças (duração de 18 meses).
O que são
Os cursos técnicos das ETECs têm duração de dois a quatro semestres e formam profissionais em nível médio. Já os cursos superiores de tecnologia contam com uma carga horária maior, de dois a três anos de estudos. Ao final, o tecnólogo recebe um diploma de nível superior. A FATEC solicita Ensino Médio completo ao aluno ingressante. Já a ETEC oferece ensino integrado para concluintes do Ensino Fundamental e formação técnica para quem está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.
Texto e imagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mirassol