Localizado em uma área do Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul, será inaugurado nesta quinta-feira (21) o primeiro frigorífico voltado ao abate de jacarés. A fazenda que vai abrigar o abatedouro tem 154 hectares, e conta com autorização do Ibama para operar. Assim como o boi, os empreendedores do negócio querem aproveitar 100% dos jacarés comercialmente, vendendo a carne, pele e até partes do corpo do animal para confecção de artesanato.
Com investimento de R$ 30 milhões totalmente originado da iniciativa privada, o abatedouro pretende produzir sete toneladas de carne já no primeiro mês de atividade. 79 mil animais já estão confinados na fazenda e muitos prontos para o abate. O faturamento anual deve chegar a R$ 50 milhões e gerar até 300 postos de trabalho.
A criação dos animais será feita através de ovos, coletados inicialmente no ambiente natural, com autorização do Ibama e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. A meta no futuro é produzir até 50% dos ovos nos criadouros.
O projeto tem como um dos objetivos combater a caça e venda ilegal da carne de jacaré, branca, sem gordura e considerada exótica. Inicialmente a carne produzida será vendida no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas, Rio, Alagoas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As peles, que servem para confecção de carteiras, pulseiras, calçados e até chaveiros, serão exportadas para os Estados Unidos.