A Prefeitura de Mirassol, por meio do Departamento Municipal de Saúde (DMS), realiza neste mês a Campanha “Agosto Dourado”. O objetivo é estimular e orientar o aleitamento materno como um ato natural que deve ser apoiado por toda a comunidade na qual mulher e o bebê estão inseridos. As ações educativas de conscientização e apoio às mulheres que estão gestantes e para as que estão em início de aleitamento acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O projeto é da vereadora Aparecida Gonçalves Dias, também conhecida como Cida Dias.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), seis milhões de vidas são salvas a cada ano por conta da amamentação. “O leite materno fortalece o vínculo entre mãe e filho e previne doenças como diabetes e obesidade nas crianças e o câncer de mama nas mulheres”, disse o diretor do DMS, Frank Hulder de Oliveira.
Segundo a OMS, entre os vários benefícios da amamentação, está a redução em 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos; proteção a doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias; e redução no risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta, ressaltando também a importância no cenário atual, protegendo os bebês da Covid-19.
Campanha de doação de leite materno
O município de Mirassol já trabalha em parceria com o banco de leite materno de São José do Rio Preto há mais de 9 anos e neste mês de agosto o DMS vai intensificar as ações com a conscientização da sociedade mirassolense quanto a importância da doação de leite materno. O Banco de Leite de São José do Rio Preto, mantém o estoque de leite baixo, não conseguindo suprir 100% da demanda das UTIs neonatais. Considerado pela OMS como “alimento ouro” o leite materno salva a vida de muitos recém-nascidos prematuros que necessitam de internação logo após o nascimento.
A doação pode ser feita por qualquer mulher que tenha excedente de leite e esteja com bom estado de saúde.
– A mesma deverá entrar em contato com o Banco de Leite de São José do Rio Preto, pelo telefone (17) 3214 3422;
– Realizar seu cadastro com a apresentação de documentos pessoais e exames laboratoriais realizados durante o pré-natal;
– Após validação da mãe como doadora a equipe do banco de leite entrará em contato com o Departamento de Saúde de Mirassol, para informar o cadastro da doadora;
– Logo após a equipe da saúde realizará contato com a doadora para orientar sobre a entrega de frascos coletores e coleta semanal no leite materno na residência, que geralmente ocorre as quintas-feiras;
Vale ressaltar que o Departamento de Saúde do município possui uma equipe de enfermagem especializada para dar apoio a puérpera com dificuldades na ordenha para amamentação/doação.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (17) 3253 9980 ramal VE / SAE ou procure o enfermeiro responsável pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.