Saúde prossegue com vacinação de idosos em instituições de Mirassol

publicidade

O Departamento Municipal de Saúde (DMS) de Mirassol recebeu 460 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca, que vieram da Índia para o Brasil. As doses chegaram na tarde desta terça-feira (26). Aqui o imunizante contra o novo coronavírus está sob responsabilidade da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

As doses foram retiradas no Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, em São José do Rio Preto, e foram levadas para Centro de Saúde II, também conhecido como Postão, do município. A partir desta quarta-feira (27) a DMS vai continuar com a vacinação, dentro do grupo previsto para a primeira fase do Plano Municipal de Imunização (PMI). Entre os públicos que estão sendo vacinados, além dos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, estão os idosos que residem em instituições de longa permanência e funcionários. São os casos da Residência Inclusiva da APAE de Mirassol, Bem Viver, Le Residence, Vila Vicentina e Girassol. Os moradores e funcionários do Lar dos Velhinhos foram vacinados na segunda-feira (25).

“Estamos dando prioridade para os grupos vulneráveis e que estão em contato com o vírus. Temos 209 vacinas destinadas para as instituições de longa permanência e as 251 doses restantes continuam sendo destinadas para os trabalhadores da linha de frente”, disse o diretor do DMS, Frank Hulder de Oliveira.

Vacina de Oxford chegou em Mirassol nesta terça-feira (Foto: Assessoria de Imprensa da PMM)

Balanço

A vacinação contra a covid-19 em Mirassol começou no dia 20 de janeiro depois que a cidade recebeu 600 doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Até nesta terça-feira (26) o número total de imunizados chegou a 582 moradores de Mirassol. Foram vacinados profissionais de saúde da linha de frente, coveiros, bombeiros, parte dos funcionários, cuidadores e moradores das instituições de longa permanência.

A DMS ressalta que nenhum cidadão precisa procurar os serviços de saúde em busca da vacina. “Vamos informar posteriormente, pelos veículos oficiais de comunicação da Prefeitura, como site (www.mirassol.sp.gov.br), instagram (@prefeituramirassol) e facebook (prefeituramirassoloficial), o público que será convocado, de acordo com o fluxo de vacinação”, disse Mara Cardoso Souto, chefe da Divisão Técnica de Vigilância em Saúde.