Três dos 10 mais votados não conseguem se eleger vereador em Mirassol

Três candidatos não conseguiram se eleger devido as regras do quociente eleitoral (Imagem: Reprodução/TSE)

 

A lista com os 10 candidatos a vereador mais votados em Mirassol conta com três nomes que acabaram não sendo eleitos para a próxima legislatura (2021 – 2024). Gustavo Teixeira (543 votos), Fernanda Machado Fisioterapia (471 votos) e Valdo da Bicicletaria (442 votos), foram, respectivamente, o 7º, 8º e 9º candidatos mais votados nesta eleição.

Os três nomes não conseguiram se eleger devido às regras do quociente eleitoral, que determina que o partido do candidato receba um número mínimo de votos para garantir uma cadeira no legislativo. Essa conta é feita dividindo o total de votos válidos computados na cidade pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara.

Se os vereadores fossem eleitos de acordo com o número de votos e não através do quociente eleitoral, a Câmara de Mirassol ficaria composta da seguinte maneira:

Imagem: Mirassol Conectada

Neste cenário, Gustavo, Fernanda e Valdo, “empurrariam” os eleitos Dr. João Paulo, Daniel Sotto e Cida Dias para fora da Câmara, os eleitos somaram 420, 418 e 360 votos respectivamente.